HTML
Os pesquisadores Tim Berners-Lee e Robert Caillau, que trabalhavam na CERN, um Instituto internacional de pesquisa em energia localizado em Genebra, criaram em 1989 um sistema de informação inter-relacionado que seria acessível através dos diferentes sistemas de computação utilizados no CERN. Tim percebeu que alguma coisa simples era necessária para permitir o uso do sistema em terminais "burros" (sem processamento local) mas que acessavam um sistema gráfico de alta capacidade baseado em X Window. O HTML foi concebido então como uma solução muito simples e que funcionava em conjunto com um protocolo então igualmente simples, o HTTP.
HTML é a abreviação de Hiper Text Markup Language (Linguagem de Marcação de Hiper Texto), designando uma maneira normatizada (padronizada) de fornecer informações sendo, assim, considerado uma linguagem. A apresentação destas informações (documentos) pode ser exibida independentemente do hardware e plataforma de sistema operacional utilizado. Os documentos HTML são arquivos em texto simples, ou seja, codificados no padrão ASCII, e podem ter seu código-fonte visualizado com qualquer editor de textos.
O conceito cliente-servidor está presente na forma como estes documentos são acessados. O Browser (programa de navegação - Internet Explorer, Netscape, etc...) nada mais é que um software cliente que solicita as informações a um programa servidor (IIS, Apache, etc..) instalado em outro equipamento.
|